Arquivo do blog

IX Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia & Reuniões B2B: Eficiência Energética e Energias Renováveis para o Setor do Turismo em Cabo Verde  

Contamos com a sua participação no IX Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia e nas reuniões B2B com empresas alemãs, desta vez na Ilha do Sal!

No contexto do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, o fornecimento de energia é um fator estratégico, tendo em conta que o país ainda está fortemente dependente de fontes de energia primária. No Plano Diretor do Setor Elétrico (PDSE), o Governo cabo-verdiano promove, portanto, a produção eficiente de energia a partir de fontes renováveis para reduzir, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade do país perante um aumento de preços dos combustíveis fósseis.

O turismo, sendo um setor de significativa importância para o crescimento económico em Cabo Verde, sofreu um enorme impacto negativo com a pandemia de COVID-19. Para enfrentar os desafios de desenvolvimento sustentável do turismo nos próximos anos, o Governo elaborou o Plano Operacional de Turismo (POT), pretendendo atingir uma procura anual de 1,2 milhões de turistas até 2026. Neste âmbito, os hotéis e resorts desempenham um papel crucial a curto e médio prazo como parte dos objetivos energéticos do Governo, que incluem a transição para um setor energético seguro, eficiente e sustentável. Existe, portanto, não apenas um grande potencial, mas também a necessidade para a introdução de energias renováveis e medidas para aumentar a sua eficiência energética.

Neste contexto, e considerando a vasta experiência da Alemanha neste campo, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a

IX Missão Empresarial Alemã de Energia para Cabo Verde

entre 22 – 26 de maio de 2023, incluindo o

IX Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia (23 de maio) e Reuniões B2B,

organizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), o Ministério do Turismo e Transportes (MTT), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), a Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV), bem como a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio das Câmaras de Comércio Barlavento (CCB) e Sotavento (CCS) e da Electra SA.

No Simpósio, subordinado ao tema “Eficiência Energética e Energias Renováveis para o Setor do Turismo em Cabo Verde”, do dia 23 de maio, no Hotel Oásis Atlântico – Salinas Sea em Santa Maria/Sal (v. programa aqui), poderá – contando com um ilustre painel de oradores especialistas alemães e cabo-verdianos – obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos de eficiência energética e energias renováveis para o setor do turismo na Alemanha e em Cabo Verde. Neste âmbito, 5 empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadoras bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.

Nos dias a seguir ao Simpósio (24 – 26 de maio) realizar-se-ão Reuniões B2B pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre as empresas alemãs e potenciais parceiros cabo-verdianos, preferencialmente nas instalações das respetivas empresas cabo-verdianas. Para as empresas com escritórios em outras cidades / ilhas, disponibilizar-se-ão salas em Santa Maria / Sal. Após inscrição, a CCILA irá entrar em contacto com as empresas cabo-verdianas inscritas, a fim de agendar as reuniões bilaterais.

Conheça as 5 empresas alemãs que pretendem estabelecer parcerias com empresas cabo-verdianas e apresentar as suas soluções:

participação no Simpósio é gratuita, mas carece de inscrição (disponível aqui) até ao dia 18 de maio e posterior confirmação pela CCILA. Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, deverá indicar a sua escolha na inscrição.

Para mais informações visite o website ou entre em contacto com:

Judita Aleksiejus (CCILA) │+351 937 680 047 │judita-aleksiejus@ccila-portugal.com

Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Ação (BMWK) e integra-se no âmbito do Programa de Apoio às PME Alemãs “Mittelstand Global – Energy Solutions Made in Germany”.

Cabo Verde participa da 18ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum Macau

No passado dia 28 de março realizou-se a 18ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum Macau. A reunião contou com a presença de diversos representantes do Ministério do Comércio da China, dos Embaixadores dos Países de Língua Portuguesa em Pequim, dos Pontos Focais dos Países de Língua Portuguesa, bem como dos representantes do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

A Comitiva de Cabo Verde, chefiada pelo Embaixador de Cabo Verde em Beijing, Arlindo Nascimento do Rosário, incluía ainda o Conselheiro da Embaixada do Cabo Verde em Beijing, Francisco Mendes, o PCA da Cabo Verde Trade Invest José Almada Dias e pelo Delegado de Cabo Verde junto do Secretariado Permanente, Nuno Furtado.

Como ponto focal de Cabo Verde, o Presidente da Cabo Verde TradeInvest destacou os progressos feitos pelo Fórum de Macau, que celebra 20 anos e relembrou os desafios no horizonte que passam por reforçar as trocas comerciais entre os países membros do Fórum e o incremento do investimento e parcerias entre os empresários desses países.

O Embaixador de Cabo Verde em Beijing, Dr. Arlindo Nascimento do Rosário, reconheceu o importante canal de comunicação entre a China e os países de língua portuguesa que o Fórum de Macau tem sido e reiterou que apesar dos avanços alcançados pelo Fórum de Macau, há ainda desafios a serem enfrentados. Uma das principais questões a serem abordadas é a diversificação da pauta de cooperação, em que a maioria dos projetos e investimentos são focados em setores tradicionais, como o petróleo e gás, mineração e agricultura, enquanto são identificadas oportunidades em setores como tecnologia, inovação, economia azul e economia verde.

O encontro foi também dedicado à tomada de pose dos novos membros do Secretariado, que passou agora a incluir a delegada da Guiné Equatorial, e ao balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo Secretariado Permanente do Fórum de Macau em 2022 e à aprovação do Programa de Atividades do Secretariado Permanente do Fórum de Macau para o ano de 2023.

No âmbito das comemorações 20º aniversário do Fórum Macau, o Secretariado Permanente irá desenvolver diversas ações, como reuniões, exposições, deslocações, colóquios, divulgações e colaboração com as organizações multilaterais, entre outras, com vista a impulsionar a qualidade e o nível de cooperação sino-lusófona no investimento e comércio, aprofundar a cooperação no âmbito dos recursos humanos, intercâmbios culturais e o papel de Macau como Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os PLP.

A missão também proporcionou um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente em Macau, um encontro com o Chefe do Executivo da RAEM, um encontro com o Secretário da Economia e Finanças, um encontro com o Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEM e um encontro com a Empresária Rita Santos para apresentação de um Projecto sobre as energias renováveis para além encontros bilaterais entre as delegações dos nove países de língua portuguesa que fazem parte do Fórum Macau.

Concurso Público – Jogos de Fortuna ou Azar na zona de Jogo de São Vicente

O Governo de Cabo Verde lança o concurso público para atribuição de 1 (uma) licença de exploração de jogos de Fortuna ou Azar na zona de Jogo de São Vicente.

O prazo de entrega das candidaturas vai até 21 de abril.

Mais informações através de www.igj.cv e através do vídeo promocional https://youtu.be/au3ltyCxA-k

Cabo Verde TradeInvest em Málaga e Lisboa

Aconteceu na cidade de Málaga, em Espanha, à margem da inauguração do Consulado Honorário de Cabo Verde nessa cidade, um fórum empresarial onde a Cabo Verde TradeInvest esteve representada pelo seu PCA, José Almada Dias, a quem coube fazer a apresentação das oportunidades de investimento em Cabo Verde aos empresários da região.

O município de Málaga é um dos mais importantes da Região Autónoma da Andaluzia e o mais populoso de Espanha, com cerca de 8,5 milhões de habitantes. A escolha de Málaga como cidade estratégica para a abertura do Consulado deve-se ao facto de ser um dos mais competitivos destinos turísticos do mundo, com turismo diversificado e de alto valor acrescentado. Conhecida com a Costa del Sol, a região é uma referência mundial, particularmente no turismo de sol e praia, no turismo de golfe e no turismo residencial associado ao turismo de saúde e bem-estar, entre outros segmentos, que poderão servir de exemplo a Cabo Verde.

A cidade alberga ainda o Málaga TechPark, com 25 anos de existência e 620 empresas instaladas, com uma facturação superior a 2.000 milhões de euros por ano e cerca de 20.000 pessoas de diversas nacionalidades empregadas. Além disso, são criadas cerca de 100 novas empresas por ano no referido parque.  

A Andaluzia é ainda uma importante região agrícola, particularmente no sector da fruticultura, com uma importante experiência a partilhar com Cabo Verde.

Considerado um importante parceiro do desenvolvimento de Cabo Verde, a Espanha desenvolve uma significativa atividade económica no nosso país, onde operam empresas como a FRESCOMAR, a ATUNLO e a APOUTADA, que já criaram mais de dois mil postos de trabalho na indústria do pescado e fabricação de cordéis e redes. Por outro lado, os maiores grupos hoteleiros a operar em Cabo Verde são de origem espanhola, destacando-se RIU, MELIA, IBEROSTAR e brevemente BARCELÓ. É também de iniciativa espanhola o projecto na ilha do Maio de um dos maiores resorts turísticos do país, o Little Africa Maio, cuja construção deve arrancar no início de 2023.

Com a abertura do Consulado Honorário de Cabo Verde em Málaga, pretende-se que este relacionamento económico atinja novos patamares, designadamente a possibilidade de uma futura ligação aérea entre Málaga e Cabo Verde.

De passagem por Lisboa, José Almada Dias aproveitou para se reunir com o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, e com o Administrador Luís Rebelo, para consolidar a parceria estabelecida entre as duas agências dedicadas à promoção do investimento e da exportação nos respetivos países

Queijos Quinta Ojuara – Agricultura e Pecuária

A marca de queijos Quinta Ojuara – Agricultura e Pecuária, um investimento 100% cabo-verdiano, tem vindo a desenvolver o conceito de “Qualidade Ojuara”, baseado na produção de queijo nacional/tradicional e conserva de frutos locais, desenvolvendo algumas inovações dentro desse nicho de mercado e aproveitando, ao máximo, matéria-prima nacional e orgânica. O conceito “Qualidade Ojuara” tem como pilares fundamentais a qualidade, a higiene, a segurança alimentar e a contribuição sócio-laboral das ações da empresa.

A empresa produz variedades de queijos, doces, conservas e concentrados de frutos (tâmaras e tamarinos) “made in São Vicente” na sua unidade de produção localizada em Passarão. Queijo de cabra fresco, queijo de cabra ou de vaca seco, queijo ralado, queijo pássaro curado, queijo temperado (piri-piri e orégãos), ricota, doce de leite e de tâmara e pasta de tamarino são algumas das especialidades que a Quinta Ojuara já lançou no mercado.

O nome da marca, Quinta Ojuara, nasce da quinta localizada em Calhau, detida pela família, inicialmente usada para a criação de animais quando o negócio era de pequena dimensão. 

Atualmente, a produção de leite dos animais da quinta é usada para fabrico de queijos, complementado com outra comprada localmente em fornecedores de confiança. Qualidade, inovação, comprometimento e responsabilidade social são os principais valores que têm guiado este empreendimento nacional!

Empreendimento Sodade – Casa da Cultura

O empreendimento Sodade – Casa da Cultura, orçado em mais de 15 milhões de ECV, nasceu da restauração de uma casa colonial situada na vila de Sal-Rei, na ilha da Boa Vista, adaptada para serviços de restauração e bar, preservando a sua traça original e proporcionando aos visitantes um ambiente muito semelhante ao vivido na casa. O edifício oferece, ainda, uma exposição permanente da história da casa, procurando replicar o dia-a-dia da ilha e de Cabo Verde, com mobília da época, fotos e objectos típicos. Exposição temporária de artesanato local e produtos gastronómicos são outras das ofertas da “Sodade – Casa de Cultura”.

Este é também um projeto comprometido com a sustentabilidade ambiental e cultural, e com a promoção da coesão social, procurando o equilíbrio entre os negócios, a preservação cultural e a redução dos impactos negativos sobre o ambiente e sobre a sociedade. 

A aposta da “Sodade – Casa de Cultura” passa ainda por uma ampla oferta gastronómica, obedecendo aos mais exigentes padrões de qualidade e excelência, potencializando aspectos culturais e opções de lazer baseadas nas tradições locais.
Este projecto já recebeu o certificado de investimento pela Cabo Verde TradeInvest.

Com 12 postos de trabalho, este é um empreendimento que, pela sua relevância social e cultural, tem o potencial de elevar a oferta turística na ilha da Boa Vista.

Conferência Internacional “Diáspora Cabo-Verdiana, Migrações e Desenvolvimento”

A cidade do Mindelo acolhe, no âmbito das celebrações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, celebrado anualmente a 18 de Outubro, a Conferência Internacional “Diáspora Cabo-Verdiana, Migrações e Desenvolvimento”, promovida pelo Ministério das Comunidades em parceria com o Ministério da Cultura e Indústria Criativa.

O Centro Cultural do Mindelo foi o palco escolhido para debates sobre migrações e desenvolvimento, diáspora cabo-verdiana e o processo de desenvolvimento nacional e a dimensão cultural da diáspora cabo-verdiana. A conferência terá a participação de destacadas personalidades políticas e académicas, tendo como principais objectivos a promoção da plena integração sociocultural, económica e política das comunidades cabo-verdianas nos respetivos países de acolhimento e o reforço da sua integração em Cabo Verde, contribuindo, desta forma, para a consolidação da Nação Global Cabo-Verdiana. 

A cidade da Praia recebe a 6ª edição do Tropics Business Summit

A cidade da Praia recebe, de 10 a 15 de outubro, a 6ª edição do Tropics Business Summit, sob o tema “Rumo a uma cooperação win-win para impulsionar o crescimento inclusivo”. Com formato híbrido, estima-se que o evento tenha uma audiência presencial e online de cerca de 500.000 participantes e 350 speakers, painelistas e investidores.

O Tropics Business Summit é um grande encontro internacional sobre investimento no continente africano, abrindo perspectivas de financiamento para os mercados de todo o continente.

Durante os seis dias do evento, uma série de atividades serão realizadas, incluindo Conferências de Alto Nível, Exposições Corporativas, Workshops de Capacitação, Apresentações de Países, Reuniões Governo/Governo (G2G), Reuniões Governo/Empresa (G2B) e Business-to-Business Networking (B2B). A novidade este ano é a realização, pela primeira vez, do Tropics Intra-African Trade Expo, para além da segunda edição do Tropics Pitch Competition, para startups emergentes.

O evento será realizado em parceria com a Câmara de Comércio Cabo Verde-Luxemburgo, com apoio da Câmara Municipal da Praia, que desafiou a organização a realizar este importante encontro de negócios durante os 3 próximos anos na nossa capital.

Edições anteriores do evento tiveram lugar em Joanesburgo, na África do Sul

Feira Checa em Cabo Verde

A Câmara de Comércio Checo-Cabo-verdiana promove, em parceria com a CV TradeInvest, de 22 a 24 de Setembro, na FIC, a primeira Feira de Empresas e Empresários, para promoção do mercado cabo-verdiano e atração de investimentos checos para o país.

Esta feira de negócios checa, eslovaca e cabo-verdiana realiza-se também em cooperação com o Governo de Cabo Verde, câmaras municipais e várias instituições públicas e privadas de ambos os países. O evento – que irá contar também com participação de representantes dos sectores público e privado da CEDEAO – prevê reunir várias empresas, que irão expor os seus produtos, serviços e projectos.

Paralelamente à exposição, serão realizadas palestras, congressos, cerimónias de assinatura de contratos de investimentos públicos e privados, demonstrações de produtos e outras iniciativas.

Serão, no total, 18 expositores checos e eslovacos e 21 empresas, sendo 4 nacionais. De acordo com Mónica Sofia Duarte, vice-presidente da Câmara de Comércio Checo-Cabo-Verdiana, participarão “expositores e empresas mundialmente conhecidas, como a LINET, Gema Art International, Witkowitz Atomica e Algon, entre outras de sucesso e que querem colaborar com Cabo Verde”.

A entrada é gratuita e todos são bem-vindos! 

Cultura e Investimento

A cultura é uma das formas mais interessantes de promoção do desenvolvimento e atração de investimento. No caso de Cabo Verde, a música sempre foi um dos nossos principais atrativos e os festivais de música verdadeiros cartões postais!

Nestas nossas ilhas, os festivais de música são amálgamas de renomados artistas, grandes estruturas logísticas e momentos memoráveis, congregando músicos, técnicos de audiovisual, empreendedores de vários sectores, população local e turistas. É a cultura a fervilhar e a dinamizar as indústrias criativas e, como resultado, a economia local.

Este fim-de-semana, a ilha do Sal, uma das mais turísticas do país, recebe o famoso Festival de Santa Maria. As expectativas são altas … e os investimentos para a sua realização também!