Arquivo do blog

Cabo Verde e China assinam acordo de cooperação económica no valor 1,4 milhões de contos

Cabo Verde e China assinaram, esta quinta-feira, um acordo de cooperação económica no valor 1,4 milhões de contos destinados à construção do edifício da maternidade e pediatra, em São Vicente, e para financiar outros projectos, a identificar, na área de desenvolvimento económico.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/pais/2021/01/29/cabo-verde-e-china-assinam-acordo-de-cooperacao-economica-no-valor-14-milhoes-de-contos/73163

Cabo Verde inicia retoma do Turismo com garantia de segurança

A ilha do Sal recebeu o primeiro voo charter após o longo período de confinamento e restrições por causa da pandemia da covid-19.

O histórico voo foi proveniente da Polónia e trouxe 167 passageiros a bordo.

Saiba mais em: Cabo Verde inicia retoma do turismo | Cabo Verde | DW | 26.12.2020

Aeroporto do Sal recebe certificado de Segurança Sanitária Internacional

O Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, da ilha do Sal, recebeu o Certificado de acreditação “AHA” – Airport Health Accreditation da ACI – Airport Council International, informou a ASA – Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde, esta quarta-feira, dia 16 de dezembro.

Esta certificação, faz parte do programa de acreditação em matéria de segurança sanitária criada pela ACI, em parceria com a ICAO (International Civil Aviation Organization), visando preparar os aeroportos para transmitir segurança, ao público viajante e utentes no geral, com a adoção de medidas de precaução no sentido de se reduzir qualquer risco de contágio que possa pôr em causa a sua saúde, de acordo com a ASA.

A empresa pública avança também que, tratando-se de um programa que credencia os aeroportos para a retoma das atividades com segurança, está em curso o processo de certificação dos aeroportos Nelson Mandela em Santiago, Aristides Pereira na Boa Vista e Cesária Évora em São Vicente.

O programa AHA fornece aos aeroportos uma avaliação de como as suas medidas de saúde estão alinhadas com as diretrizes da ACI Aviation Business Restart and Recovery e as recomendações da ICAO Council Aviation Restart Task Force, juntamente com as melhores práticas do setor.

Saiba que outros aeroportos internacionais já estão na lista:

AHA Map 2020 – Google My Maps

Remote Working em Cabo Verde já é possível!

O Programa Remote Working e Nómadas Digitais, tem como objetivo diversificar e desconcentrar a oferta do produto turístico cabo-verdiano, num crescimento com sustentabilidade e com a maximização dos efeitos positivos do turismo nas famílias e empresas locais.
 
O lançamento do Remote Working, que aconteceu na passada quinta-feira, 03 de novembro, reuniu diversos stakeholders do setor e insere-se na visão do Governo de Cabo Verde no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo assente na diversificação e desconcentração da oferta do turismo nacional.
 
Assista ao video e visite o website para mais informações.

Fronteiras de Cabo Verde serão abertas a 12 de outubro

Cabo Verde retoma, às zero horas desta segunda-feira, 12, os voos comerciais internacionais, com os visitantes e turistas obrigados a apresentação de resultado negativo do teste PCR à covid-19, antes do embarque para o arquipélago. Decisão tomada esta quinta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, e anunciada hoje, em São Vicente, pelo ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos.

Mais informações em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/10/09/cabo-verde-retoma-voos-comerciais-internacionais-a-partir-de-segunda-feira/71664

West Africa Trade Hub recruta consultor para projecto em Cabo Verde

O West Africa Trade and Investment, projecto financiado pela USAID, tem como missão a atividade de facilitação de comércio e investimento com a finalidade de melhorar a competitividade do setor privado na África Ocidental através de uma abordagem baseada no mercado.

Neste sentido, a instituição está a recrutar um consultor para trabalhar no mercado de Cabo Verde.

Mais informações em:

Anúncio concurso – Cargo de consultoria

Cabo Verde com “vales” na Praia e Mindelo para chamar tecnológicas internacionais

O Parque Tecnológico a instalar em Cabo Verde pela nova empresa pública TechparkCV vai envolver a construção de centros de negócios, de incubação e centros de dados, bem como empreendimentos imobiliários tecnológicos (vales) na Praia e no Mindelo.

Mais informações em: https://www.sapo.pt/noticias/economia/cabo-verde-com-vales-na-praia-e-mindelo-para-_5f5f31ddd7b9c63a286e6230

Cabo Verde forma profissionais de turismo para “novo normal”

Cabo Verde vai formar 600 profissionais nas ilhas de Santiago e Sal com competências para a nova normalidade no sector do turismo, esperando melhorias nos serviços prestados no acolhimento e atendimento dos visitantes, informou hoje o Governo.

Saiba mais em: https://expressodasilhas.cv/economia/2020/08/04/seis-centenas-de-profissionais-formados-para-no-novo-turismo/70762

Cabo Verde e Portugal abrem corredor aéreo para voos essenciais

Cabo Verde e Portugal vão abrir um corredor aéreo para voos essenciais, o qual começa a 1 de agosto, mas com a condição de realização de testes de virologia à Covid-19 nos dois sentidos, anunciaram hoje os dois países.

Saiba mais em: https://noticias.sapo.cv/actualidade/artigos/cabo-verde-e-portugal-abrem-corredor-aereo-para-voos-essenciais

Zona Económica Especial de São Vicente é promulgada

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, anunciou que promulgou esta quinta-feira o diploma que institui a Zona Económica Especial de São Vicente (ZEEMSV).

De acordo com a informação divulgada pelo chefe de Estado, a promulgação aconteceu no “último dia do prazo para o efeito”, embora não tenha explicado porquê.

Os investimentos privados acima de 2,5 milhões de euros a realizar na futura Zona Económica Especial Marítima da ilha cabo-verdiana de São Vicente, que prevê uma zona franca, vão receber “incentivos especiais” do Estado. A medida consta da lei que institui aquela zona económica especial — que além de São Vicente pretende envolver três ilhas vizinhas -, e que estabelece o regime especial da sua organização, desenvolvimento e funcionamento.

“Os incentivos especiais a atribuir têm em conta o montante do investimento, o impacto social e económico, a criação de postos de trabalho e sua relevância para a implementação da ZEEMSV”, estabelece a proposta de lei, que a Lusa noticiou em fevereiro.

O documento estabelece que, para efeito de concessão desses incentivos — as políticas, benefícios e incentivos especiais serão posteriormente fixados pelo Governo –, o “montante mínimo do investimento a ser considerado” para entidades ou empresas que queiram investir ou instalar-se na ZEEMSV é de 275 milhões de escudos (2,5 milhões de euros).

Esses incentivos especiais são aplicáveis “a todas as áreas relevantes” para implementação da ZEEMSV, mas aos investimentos abaixo daquele valor também poderão ser concedidos incentivos, caso se trate “de projetos importantes” para a sua concretização.

Leia mais em: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1526519/promulgado-diploma-que-cria-zona-economica-especial-de-sao-vicente