Macau Plops oferece dois equipamentos purificadores de água aos Hospitais centrais de Cabo Verde

Macau Plops oferece dois equipamentos purificadores de água aos Hospitais centrais de Cabo Verde

A empresa chinesa Macau Plops realizou a entrega de dois equipamentos purificadores de água aos Hospitais Baptista de Sousa e Agostinho Neto na quarta (dia 20) e sábado (dia 23), respectivamente, através do Ministério da Saúde e Segurança Social.

A cerimónia, que tomou lugar na cidade da Praia, foi realizada na maternidade do Hospital Agostinho Neto e contou com a presença do Diretor Geral da Macau Plops, Lao Kam Chio, Presidente do Conselho de Administração HAN, Júlio Andrade, a presidente do Conselho de Administração da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, representantes do Ministério da Saúde e algumas equipas do hospital.

Esta oferta enquadra-se no projecto “Viva Água”, cujo objectivo é melhorar a qualidade da água potável, disponível no hospital e a um custo mais baixo.

A cerimónia iniciou-se com a assinatura do protocolo entre as duas instituições que permitiu a passagem dos equipamentos.

“A água é o primeiro e mais importante elemento para assegurar a vida humana”, afirmou o Diretor Geral da Macau Plops.

O equipamento funcionará nos dois hospitais centrais de Cabo Verde em ligação via wireless através da Macau Plops que continuará a fazer a manutenção da qualidade e segurança das medições.

“Esta é mais uma demonstração das relações de amizade entre Cabo Verde e a China, mais concretamente Macau, onde está destacado o nosso delegado nacional no Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o Dr. Nuno Furtado. É também, mais uma vez, uma demonstração clara da importância e do peso que da nossa longa parceria com a China, que tem tido reflexos a diversos níveis”, sublinhou a presidente da Cabo Verde TradeInvest.

“A nossa intenção, é que o próximo passo a dar com esta empresa seja de encontrar uma área de interesse para investimento futuro. Claro, já com a indicação da possibilidade de parcerias no desenvolvimento de toda a cadeia de valor na área de tratamento de água, sendo a dessalinização um dos grandes desafios do país”, sustentou Ana Lima Barber.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital    Agostinho Neto salientou a redução de custos que a introdução da máquina vai permitir em todo o sistema de gestão de água e a intenção de fazer uma contínua aposta neste sistema de purificação.

A cerimónia terminou com uma visita à instalação dos equipamentos e a explicação mais aprofundada sobre o seu método de funcionamento.

Sobre o autor

administrator