Com o comércio de serviços e exposição de produtos “Made in Cabo Verde” em foco, e apoiadas pelo Governo de Cabo Verde, o Ministério das Indústrias, Comercio e Energia em parceria com a CV TradeInvest organizaram várias empresas, para participarem na “2.ª Exposição Internacional de Importações da China” em Xangai, de 5 a 10 de Novembro, no intuito de promover e impulsionar os produtos “Made in Cabo Verde” com o objetivo de expandir o mercado no exterior.
A Delegação foi chefiada pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Eng. Alexandre Monteiro, e contou ainda com presenças estratégicas da CV TradeInvest, da ZEEMSV e do NOSI.
De realçar que Cabo Verde participou no evento com uma variedade de produtos para promoção, nomeadamente: Vinhos e licores de 3 empresas do Fogo- Chã, Maria Chaves e Sodade, enlatados de pescado, refrigerantes e cervejas da Empresa Strela, Cafés da Emicela e Cafés de Cabo Verde, queijos de 2 empresas (1 de Santo Antão e outra de Santiago), aguardentes de Santiago e Santo Antão e ainda como novidade o Kriol Gin e a Vodka da empresa Kriol Distillery Lda de Santiago.
Após a participação de Cabo Verde na 1ª edição da Expo de Xangai, realizado no ano passado, com uma presença mínima, o país nesta edição de 2019 apostou mais forte com um pavilhão de 136m2. Cabo Verde fez parte do “Pavilhão Country Exhibition”, numa área de 3000 m2, e num total de 64 países. Os países convidados de honra foram 15 no total. De destacar, que Cabo Verde esteve entre os 8 países da África que participaram e entre os 3 países da CPLP que participaram (Brasil, Cabo Verde e Portugal) no evento.
A próxima edição da CIIE regressa a 5-10 de Novembro de 2020, em Xangai.
Sobre o autor