Cabo Verde participa da 18ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum Macau

Cabo Verde participa da 18ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum Macau

No passado dia 28 de março realizou-se a 18ª Reunião Ordinária do Secretariado Permanente do Fórum Macau. A reunião contou com a presença de diversos representantes do Ministério do Comércio da China, dos Embaixadores dos Países de Língua Portuguesa em Pequim, dos Pontos Focais dos Países de Língua Portuguesa, bem como dos representantes do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

A Comitiva de Cabo Verde, chefiada pelo Embaixador de Cabo Verde em Beijing, Arlindo Nascimento do Rosário, incluía ainda o Conselheiro da Embaixada do Cabo Verde em Beijing, Francisco Mendes, o PCA da Cabo Verde Trade Invest José Almada Dias e pelo Delegado de Cabo Verde junto do Secretariado Permanente, Nuno Furtado.

Como ponto focal de Cabo Verde, o Presidente da Cabo Verde TradeInvest destacou os progressos feitos pelo Fórum de Macau, que celebra 20 anos e relembrou os desafios no horizonte que passam por reforçar as trocas comerciais entre os países membros do Fórum e o incremento do investimento e parcerias entre os empresários desses países.

O Embaixador de Cabo Verde em Beijing, Dr. Arlindo Nascimento do Rosário, reconheceu o importante canal de comunicação entre a China e os países de língua portuguesa que o Fórum de Macau tem sido e reiterou que apesar dos avanços alcançados pelo Fórum de Macau, há ainda desafios a serem enfrentados. Uma das principais questões a serem abordadas é a diversificação da pauta de cooperação, em que a maioria dos projetos e investimentos são focados em setores tradicionais, como o petróleo e gás, mineração e agricultura, enquanto são identificadas oportunidades em setores como tecnologia, inovação, economia azul e economia verde.

O encontro foi também dedicado à tomada de pose dos novos membros do Secretariado, que passou agora a incluir a delegada da Guiné Equatorial, e ao balanço dos trabalhos desenvolvidos pelo Secretariado Permanente do Fórum de Macau em 2022 e à aprovação do Programa de Atividades do Secretariado Permanente do Fórum de Macau para o ano de 2023.

No âmbito das comemorações 20º aniversário do Fórum Macau, o Secretariado Permanente irá desenvolver diversas ações, como reuniões, exposições, deslocações, colóquios, divulgações e colaboração com as organizações multilaterais, entre outras, com vista a impulsionar a qualidade e o nível de cooperação sino-lusófona no investimento e comércio, aprofundar a cooperação no âmbito dos recursos humanos, intercâmbios culturais e o papel de Macau como Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os PLP.

A missão também proporcionou um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente em Macau, um encontro com o Chefe do Executivo da RAEM, um encontro com o Secretário da Economia e Finanças, um encontro com o Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEM e um encontro com a Empresária Rita Santos para apresentação de um Projecto sobre as energias renováveis para além encontros bilaterais entre as delegações dos nove países de língua portuguesa que fazem parte do Fórum Macau.

Sobre o autor

administrator