19 de abril de 2018
A delegação do Fórum Macau, acompanhada pelo representante de Cabo Verde no Fórum Macau, Nuno Furtado, iniciou esta quinta-feira a visita a Cabo Verde com um encontro na Cabo Verde TradeInvest com o Conselho de Administração.
“O objetivo desta missão é fazer um trabalho de avaliação dos 15 anos do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial (Fórum Macau) entre a China e nos países de língua portuguesa e Macau e conhecer as perspetivas dos países sobre o desenvolvimento futuro do fórum”, disse aos jornalistas o chefe da missão, Yao Zhi Zhong, questionado à entrada da reunião.
“Decidimos avançar com um estudo sobre o que foram os 15 anos do Fórum de Macau e as perspetivas futuras. Ainda temos um longo caminho a percorrer e é necessário traçar novas estratégias de cooperação”, disse, por seu lado, Nuno Furtado, representante de Cabo Verde no Fórum de Macau.
A presidente da Cabo Verde Trade Invest, Ana Lima Barber, considerou que a missão servirá para perceber de que forma será possível melhorar a relação económica e comercial com a China.
“Há várias áreas dentro deste vetor China/Países de Língua Oficial Portuguesa nas quais é importante incrementar esta relação”, disse, sublinhando a necessidade de o Fórum estar mais presente e de ser mais conhecido pelos empresários e instituições dos países.
A responsável pela Cabo Verde TradeInvest assinalou a posição estratégica de Cabo Verde e a importância de “trabalhar a sinergias” do país relativamente ao mercado africano.
“O papel do Fórum é trabalhar no que precisamos melhorar para que esta relação seja muito mais profícua, mais estreita e mais dinâmica. O Fórum Macau é extremamente importante neste estreitamento da relação de cooperação económica e empresarial entre os países de língua portuguesa”, considerou.
in Lusa
Mais informações:
DELEGAÇÃO CHINESA VISITA CABO VERDE COM A MISSÃO DE AVALIAR RESULTADOS E PERSPECTIVAS DO FÓRUM MACAU
Sobre o autor