Cabo Verde vai levar cinco projetos de privados para avaliação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) no Fórum de Investimento em África a decorrer de 7 a 9 de novembro, em Joanesburgo, na África do Sul.
A seleção foi levada a cabo durante a sessão de encontros de negócios, organizada pela Cabo Verde TradeInvest, a 27 de junho entre 9 empresas nacionais e o BAD.
Os projetos apresentaram todos os requisitos para obtenção de financiamento e correspondem às áreas de turismo e indústria.
Durante o evento será assinado o Compacto Lusófono, documento que vai formalizar o financiamento a projetos de pequenas e médias empresas que atinjam pelo menos um milhão de dólares com o fim de promover o desenvolvimento dos países da África Lusófona.
O compacto assenta em três pontos de grande importância que são a mitigação de riscos para os projetos específicos de investimentos, o financiamento dos mesmos e a assistência técnica para os governos e outros em tudo que tange ao sector privado.
Será através deste acordo que as empresas vão procurar financiamento, mas também vão ter a oportunidade de realizar encontros com outras empresas e alargar o seu networking.
A conceção do Compacto Lusófono enfatiza a necessidade de aprofundar a integração económica da comunidade lusófona das nações através da identificação e desenvolvimento de um pipeline de investimentos bancáveis.
Sobre o autor