23 de fevereiro de 2018
A organização não governamental Transparency Internacional colocou Cabo Verde como país lusófono africano melhor posicionado no Índice Percepção da Corrupção.
Com 55 pontos numa escala de até 100 pontos, Cabo Verde fica em frente a São Tomé e Príncipe, a Guiné-Bissau, Moçambique e Angola.
“As transformações no Ruanda e em Cabo Verde mostram que a corrupção pode ser combatida com esforço bem sustentado”, diz o documento.
A Transparency Internacional realça que alguns países africanos têm melhores resultados do que alguns países da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)“, especificamente Botswana, Seychelles, Cabo Verde, Ruanda e Namíbia” que estão à frente da Itália, Grécia e Hungria.
“Da aplicação estrita do presidente Paul Kagame ao cumprimento do código de liderança no Ruanda, à promoção aberta da transparência institucional em Cabo Verde do Presidente Jorge Fonseca, ou a abordagem inovadora do Presidente Ian Khama sobre a integração da luta contra a corrupção no Governo do Botswana”, mostra que é possível viver melhor sem corrupção.
Expresso das Ilhas
Sobre o autor