Contamos com a sua participação no IX Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia e nas reuniões B2B com empresas alemãs, desta vez na Ilha do Sal!
No contexto do desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, o fornecimento de energia é um fator estratégico, tendo em conta que o país ainda está fortemente dependente de fontes de energia primária. No Plano Diretor do Setor Elétrico (PDSE), o Governo cabo-verdiano promove, portanto, a produção eficiente de energia a partir de fontes renováveis para reduzir, ao mesmo tempo, a vulnerabilidade do país perante um aumento de preços dos combustíveis fósseis.
O turismo, sendo um setor de significativa importância para o crescimento económico em Cabo Verde, sofreu um enorme impacto negativo com a pandemia de COVID-19. Para enfrentar os desafios de desenvolvimento sustentável do turismo nos próximos anos, o Governo elaborou o Plano Operacional de Turismo (POT), pretendendo atingir uma procura anual de 1,2 milhões de turistas até 2026. Neste âmbito, os hotéis e resorts desempenham um papel crucial a curto e médio prazo como parte dos objetivos energéticos do Governo, que incluem a transição para um setor energético seguro, eficiente e sustentável. Existe, portanto, não apenas um grande potencial, mas também a necessidade para a introdução de energias renováveis e medidas para aumentar a sua eficiência energética.
Neste contexto, e considerando a vasta experiência da Alemanha neste campo, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) realiza a
IX Missão Empresarial Alemã de Energia para Cabo Verde
entre 22 – 26 de maio de 2023, incluindo o
IX Simpósio Germano-Cabo-Verdiano de Energia (23 de maio) e Reuniões B2B,
organizada em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), o Ministério do Turismo e Transportes (MTT), a Cabo Verde TradeInvest (CVTI), o Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV), a Câmara de Turismo de Cabo Verde (CTCV), bem como a consultora alemã RENAC (Renewables Academy), contando ainda com o apoio das Câmaras de Comércio Barlavento (CCB) e Sotavento (CCS) e da Electra SA.
No Simpósio, subordinado ao tema “Eficiência Energética e Energias Renováveis para o Setor do Turismo em Cabo Verde”, do dia 23 de maio, no Hotel Oásis Atlântico – Salinas Sea em Santa Maria/Sal (v. programa aqui), poderá – contando com um ilustre painel de oradores especialistas alemães e cabo-verdianos – obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos de eficiência energética e energias renováveis para o setor do turismo na Alemanha e em Cabo Verde. Neste âmbito, 5 empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços irão apresentar os seus serviços, propostas e soluções inovadoras bem como possíveis domínios de cooperação com empresas em Cabo Verde.
Nos dias a seguir ao Simpósio (24 – 26 de maio) realizar-se-ão Reuniões B2B pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre as empresas alemãs e potenciais parceiros cabo-verdianos, preferencialmente nas instalações das respetivas empresas cabo-verdianas. Para as empresas com escritórios em outras cidades / ilhas, disponibilizar-se-ão salas em Santa Maria / Sal. Após inscrição, a CCILA irá entrar em contacto com as empresas cabo-verdianas inscritas, a fim de agendar as reuniões bilaterais.
Conheça as 5 empresas alemãs que pretendem estabelecer parcerias com empresas cabo-verdianas e apresentar as suas soluções:
A participação no Simpósio é gratuita, mas carece de inscrição (disponível aqui) até ao dia 18 de maio e posterior confirmação pela CCILA. Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, deverá indicar a sua escolha na inscrição.
Para mais informações visite o website ou entre em contacto com:
Judita Aleksiejus (CCILA) │+351 937 680 047 │judita-aleksiejus@ccila-portugal.com
Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Ação (BMWK) e integra-se no âmbito do Programa de Apoio às PME Alemãs “Mittelstand Global – Energy Solutions Made in Germany”.
Sobre o autor