O desconhecimento dos processos e procedimentos relativos ao comércio internacional tem prejudicado gravemente a performance do país, com indicadores tendencialmente negativos.
Assim, o Manual do Comércio Externo resulta da implementação de algumas medidas de facilitação do comércio, nomeadamente do projeto Janela Única do Comércio Externo. Foi neste âmbito que se constatou a necessidade de divulgar de forma abrangente todas as informações sobre procedimentos relacionados com o comércio externo, para tornar claro a todos os envolvidos (operadores económicos e público em geral) o papel de todos no processo de envio e recebimento de mercadorias.
O principal objectivo do Manual do Comércio é, portanto, reunir num só instrumento toda a informação relevante para a facilitação do comércio externo. Por isso, entidades do Estado, empresas que se dedicam à importação e à exportação, operadores (nacionais e estrangeiros) envolvidos na logística e no transporte de mercadorias, todos terão interesse em consultá-lo aqui:
Sobre o autor