Ministério da Saúde e da Segurança Social assina Memorando com o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong – Macau

Ministério da Saúde e da Segurança Social assina Memorando com o Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong – Macau

O Fórum Internacional de Desenvolvimento da Medicina Tradicional 2019 (Europa e África) foi inaugurado no dia 15 de maio de 2019, em Lisboa, Portugal, organizado conjuntamente pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e pela Administração Estatal da Medicina Tradicional Chinesa da República Popular da China e coordenado pelo Parque Científico e Industrial de Medicina Tradicional Chinesa para a Cooperação entre Guangdong e Macau (adiante designado por “Parque Industrial”).

Na cerimónia de abertura foi assinado o memorando de cooperação entre o Parque e o Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, com o objectivo de expandir e aprofundar a sua cooperação na área da medicina tradicional.

A cerimónia de abertura do evento contou ainda com a presença do Chefe do Executivo da RAEM, Fernando Chui Sai On, do Representante do Ministro da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, do Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, do Embaixador da República Popular da China na República Portuguesa, Cai Run, do Vice-Ministro de Saúde da República de Moçambique, João Leopoldo da Costa e do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Alexis Tam Chon Weng. 

O representante do Ministro da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, e o Vice-Ministro de Saúde da República de Moçambique, João Leopoldo da Costa, todos afirmaram na sua intervenção acreditar no intercâmbio e na cooperação potencializada pela realização deste Fórum que irá contribuir para fomentar a investigação alusiva à medicina tradicional, otimizar os respetivos produtos farmacêuticos, e para apoiar na globalização da medicina tradicional e alternativa nos países europeus e africanos. Adicionalmente, exortaram os parceiros a continuarem a apoiar os países na conceção e implementação dos programas, políticas e planos nacionais para o desenvolvimento da medicina tradicional.

Na cerimónia de abertura, foi assinado um Memorando de Cooperação entre o Parque Industrial e o Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, sendo que ambos irão expandir e aprofundar a sua cooperação na área da Medicina Tradicional e impulsionar, de mãos dadas, o intercâmbio e a cooperação em Medicina Tradicional entre a China e Cabo Verde.

O Parque Industrial irá ainda fornecer ao Ministério de Cabo Verde e às suas entidades subordinadas a direcção, a consultadoria técnica e sugestões para a consultadoria política, bem como a formação profissional na área da MTC e o controlo da qualidade. O Ministério, por seu turno, irá ajudar o Parque na promoção do registo, comércio, formação e cooperação sobre os projectos da indústria dos medicamentos tradicionais e suplementos alimentares. Adicionalmente, na cerimónia de abertura foi realizada uma cerimónia de contratação oficial dos orientadores da Base de Intercâmbio Internacional entre Jovens Médicos de Medicina Tradicional. Os jovens médicos da China, Cabo Verde e Moçambique demonstraram várias técnicas de MTC aos convidados presentes. Além disso, foram organizadas, no mesmo dia, as “Actividades Internacionais de Intercâmbio ‘AMIGO’ dos Jovens Médicos de Medicina Tradicional” e uma bolsa de contactos.

O presente Fórum contou com a presença do Delegado de Cabo Verde junto do Fórum de Macau e ponto focal da Cabo Verde TradeInvest, Nuno Furtado, e que vem coordenando todo este dossiê junto do Ministério da Saúde de Cabo Verde.

O evento teve ainda com o apoio das entidades competentes governamentais, associações da área e instituições académicas, designadamente a Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chinesa, Embaixada da República Popular da China na República Portuguesa, Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa, Ministério da Saúde da República de Moçambique, Ministério da Saúde e da Segurança Social da República de Cabo Verde, Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), Serviços de Saúde do Governo da RAEM, e a Universidade de Macau.

Sobre o autor

administrator