5 de dezembro de 2017
O site da Cabo Verde TradeInvest vai passar a estar disponível em chinês muito brevemente. Complementando o facto de estar já atualmente nas duas versões de português e inglês, a estratégia de fazer a tradução numa terceira língua enquadra-se no objectivo de desenvolver relações mais próximas com a China, considerada como uma parceira comercial de grande importância.
Como uma das primeiras medidas do ano e com vista a melhor expandir o interesse do mercado chinês no investimento externo direto no país, a Cabo Verde TradeInvest aposta numa comunicação cada vez mais clara com os investidores e exportadores.
Considerando Cabo Verde como a plataforma ideal, não só de investimento direto, mas também como hub para o mercado do continente africano, através da CEDEAO, a expansão do investimento chinês pode significar novos importantes passos no desenvolvimento do país.
De relembrar que a agência realizou o Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, na cidade da Praia de 16 a 18 de junho, juntamente com o Conselho para a Promoção do Comércio Internacional da China e do Instituto de Promoção do Comércio e de Investimento de Macau, no Pavilhão da FIC, que teve como lema “Promoção de oportunidades para uma cooperação económica entre a China e os Países de Língua Portuguesa” e que contou com a participação de mais de 400 pessoas nacionais e internacionais.
Constatou-se o interesse da China nos setores chave de Cabo Verde, sendo eles a Economia Azul e Setor das Pescas, Bunkering e Processamento do pescado, Industrialização e Energias Renováveis. Além destas áreas, é de acrescentar o Turismo potenciado pelo mega-empreendimento do empresário David Chow que tem como projeto a construção de um casino e um empreendimento turístico de luxo para 2019, no espaço da Gamboa, cidade da Praia.
A tradução do site da Cabo Verde TradeInvest é mais um passo para demonstrar a continuidade da aposta neste mercado, dentro da linha estratégica do governo.
A China é reconhecida atualmente como o maior investidor em África e o país que mais oportunidades de formação concede à juventude africana.
É nesse sentido também que a Cabo Verde TradeInvest vai liderar a participação de uma delegação comercial nacional ao China International Import Expo em Xangai, que vai decorrer de 5 a 10 de novembro de 2018, organizado pela China International Import Expo Bureau e National Exhibition and Convention Center (Shangai) Co., Ltd.
Sobre o autor